Alegria do Encontro

31-03-2015 12:07

Foi este o tema do encontro Arciprestal que decorreu em Proença-a-Nova, no passado dia 14 de Março.
Se hoje alguém nos perguntar como é a nossa vida, quase todos responderemos sem hesitar que é uma grande correria, sem tempo para nada, com muito barulho à mistura e muitas vezes sem conseguirmos alcançar aquilo que pretendíamos. Muitas vezes, nem sabemos bem se aquilo que pretendemos será o melhor para nós! Na verdade, nem temos tempo para pensar muito sobre isso!
Apesar de tudo isto, nem todos consideram importante usufruírem de momentos de paragem nas suas vidas. Nem todos, disse bem. Mas alguns consideram! Felizmente! E foi por isso que aconteceu “Alegria do Encontro”.
Muitos dos adolescentes, jovens e catequistas do Arciprestado da Sertã aceitaram o convite e vieram até Proença. Sentiram necessidade de uma paragem, de uma saída da rotina, de um encontro com Aquele que está lá sempre à nossa espera. Tiveram a coragem de deixar outros locais, talvez mais apelativos, e vir ao encontro, responder ao convite, aceitar o chamamento.
Na base da reflexão para o nosso dia estava a passagem da escritura do encontro de Jesus com a Samaritana. Mensagem forte, muito rica de ensinamento, que nos ajudaria a refletir sobre a nossa própria vida.
Às 11 horas, os jovens partiram pelas ruas da vila em direção “ao poço de Jacob”. Os catequistas ficaram no salão de festas da Câmara Municipal (local do encontro) e, ao longo da manhã, puderam refletir, primeiro sobre a Palavra de Deus, na pessoa do padre Ilídio que centrou a sua comunicação nas Parábolas da Bíblia. Partindo de quatro palavras centrais – Desencontro, caminho, encontro e missão, conduziu a assembleia a ler estas passagens à luz de um Deus que é Pai, misericordioso, que acolhe, que é Caminho, Verdade e Vida. Seguiram-se os testemunhos de dois catequistas sobre o seu percurso e como tem sido feito com sentido de missão, bebendo da Palavra de Deus e procurando transmiti-la e vivê-la na alegria. Depois, do Diácono Daniel, duma religiosa e do padre Paco, da Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue. Falaram do seu percurso como cristãos, como consagrados e o caminho que foram percorrendo ao longo da sua vida, nas diversas missões a que foram chamados.
Os adolescentes e jovens, divididos em grupos, em conjunto com alguns catequistas da paróquia de Proença, puderam refletir sobre a passagem bíblica da Samaritana e descobrir o que Jesus nos quer transmitir através dela para a nossa vida de hoje. Compreender a atitude de Jesus, da Samaritana, dos discípulos, dos habitantes daquela terra, ajudou os jovens e catequistas a transpor aquela mensagem para a vida, a descobrir o que a nossa vida tem de parecido com aquela situação e porque Jesus se faz presente em tantos momentos da nossa caminhada terrena.
Na parte da tarde, chegou o momento para a oração. Os grupos de adolescentes e jovens estiveram nas capelas da Vila de Proença-a-Nova e os catequistas no Seminário dos Missionários do Preciosíssimo Sangue. Cada grupo fez a Lectio Divina da mesma passagem da escritura: “o diálogo de Jesus com a Samaritana”. Naquele ambiente acolhedor, naquele espaço de oração, cada um pôde “rezar a palavra de Deus”, pode saborear aquela Palavra, pôde dialogar com Deus, descobrir os valores e as mensagens espirituais da Palavra de Deus. Depois foi o momento de responder a Deus após havê-Lo escutado, cada um no seu íntimo, no fundo do seu coração. E a partir dali, levar a Palavra de Deus e o fruto desta oração para a nossa vida e deixar o Espírito Santo atuar em nós, para que a Palavra semeada no nosso coração possa produzir frutos. Frutos de paz, sorriso, decisão, caridade, bondade, amor… e assim possamos ser testemunhos de fé, esperança e amor na vivência de um cristianismo sincero e autêntico.                                        
                              C.C.